Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A impotência sexual por motivos psicológicos avança sobre jovens

Impotência Sexual

Nos últimos anos, vem ocorrendo um aumento significativo dos casos de disfunção erétil, conhecida como impotência sexual, entre jovens de 18 a 35 anos. Mas com as soluções certas, qualquer idade pode se beneficiar.

A impotência sexual, problema muito mais comum entre aqueles que passaram dos 60, vem se tornando, cada vez mais, um caso de preocupação para os que ainda não chegaram nessa faixa etária. E os motivos estão relacionados, na maioria dos casos, a fatores psicológicos.

Falhar uma vez ou outra não deve ser um caso de preocupação. Mas quando isso se torna frequente, é bom estar atento.

Não vamos tratar aqui sobre a Impotência Sexual causada por problemas físicos ou derivada de outras doenças, apenas daquelas que tem como origem o sistema nervoso, ou seja, as de origem psicológicas.

Disfunção Erétil ou Impotência Sexual de Origem Psicológica

A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, é quando o homem não consegue obter ou manter uma ereção adequada para a relação sexual. 

Embora muitos acreditem que suas causas sejam apenas físicas, muitos casos, especialmente nos homens abaixo de 60 anos, têm origem psicológica.

Estresse, baixa autoestima, ansiedade, depressão e pressões no relacionamento são fatores psicológicos que podem levar à impotência. 

A ansiedade de desempenho, em particular, é um grande vilão. Trata-se do medo de não ter uma performance sexual perfeita, muitas vezes alimentado por experiências anteriores mal-sucedidas ou por pressão da parceira.

Curiosamente, há casos em que a disfunção ocorre apenas com determinadas pessoas. 

Por exemplo, um homem pode ser funcional com parceiros casuais, mas enfrentar dificuldades com quem tem um vínculo afetivo mais profundo. Isso ocorre porque, ao idealizar algumas relações e relacionamentos, o homem pode se cobrar excessivamente, temendo a desaprovação e a vergonha.

Em cenários de insegurança, uma única falha pode desencadear um ciclo de relações falhas. Essas emoções negativas acompanham o indivíduo, tornando cada nova tentativa de relação sexual uma fonte de ansiedade e más experiências.

Ansiedade de Desempenho na Disfunção Erétil

A “ansiedade de desempenho” é como especialistas chamam o medo intenso e a preocupação de não conseguir ter uma performance sexual à altura das expectativas. 

Esse temor é alimentado por experiências sexuais anteriores que não foram bem-sucedidas, criando um ciclo de insegurança. 

O homem, ao prever uma possível falha, pode se tornar tão ansioso que acaba por comprometer sua capacidade erétil, sem saber o que fazer para resolver.

Em muitos casos, essa ansiedade pode ser tão paralisante que impede o homem de manter uma ereção, mesmo que ele seja perfeitamente capaz do ponto de vista físico. 

Insegurança Erétil: Entenda o Conceito

A “insegurança erétil” é um estado emocional negativo.

A raiz dessa ansiedade é a insegurança erétil. A partir do momento que ocorre a primeira falha, o homem pode começar a se preocupar com seu desempenho nas próximas relações. 

Se as falhas se repetem, essa preocupação se intensifica, levando-o a focar excessivamente em seu desempenho, desviando sua atenção dos estímulos eróticos e da interação com o parceiro.

A insegurança erétil pode ser resolvida com tratamentos psicológicos, mas também com técnicas que prolonguem o prazer e o momento como um todo. 

Essas técnicas produzem um efeito de confiança e enviam ao cérebro a informação de que, independente da situação, tem uma solução para ser usada.

Massagem Tântrica: solução para a Impotência Sexual de origem psicológica

A massagem tântrica é uma técnica milenar que visa despertar a energia do corpo, proporcionando uma conexão mais profunda consigo mesmo e com o parceiro. 

Ela tem se mostrado uma ferramenta valiosa no tratamento da impotência sexual, especialmente quando a origem é psicológica.

Tal técnica tântrica trabalha com movimentos sutis e sensíveis, estimulando todo o corpo e, em especial, a região genital. 

Muitas vezes, a disfunção erétil está associada à falta de vitalidade ou energia no corpo. A massagem tântrica ajuda a melhorar a qualidade da ereção.

Além disso, a massagem tântrica pode auxiliar na sensibilidade do pênis. 

Importante citar que algumas pessoas enfrentam uma falta de sensibilidade na região, o que pode dificultar a manutenção da ereção. 

Por isso, a técnica tântrica, ao trabalhar essa sensibilidade, permite que o homem reconecte-se com suas sensações, melhorando sua resposta durante o ato sexual.

Outro aspecto relevante é a insegurança que muitos homens sentem em relação ao tamanho ou desempenho do pênis. Durante a massagem, é comum trabalhar a consciência corporal.

O Instituto Tabu Quebrado é referência no Brasil quando o assunto é Massagem Tântrica e demais cursos e conteúdos na área da sexualidade.

Conheça o catálogo completo de cursos AQUI.

Compartilhe nas mídias:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp

Comente o que achou: