Exercícios para a vagina e assoalho pélvico se tornam grandes aliados das mulheres que buscam por mais saúde e mais qualidade do prazer durante as relações.
Exercitar a vagina e o assoalho pélvico é importante por várias razões, tanto para a saúde física quanto para o bem-estar sexual e emocional.
Mulheres que praticam esses exercícios relatam uma melhora significativa em diversos aspectos, inclusive no prazer e nos orgasmos nas relações sexuais.
Ainda vemos um grande preconceito e falta de informação quando tocamos nesse assunto, mas aos poucos até os profissionais de saúde começaram a orientar as pacientes.
O importante é que a informação circule e as mulheres tenham, cada vez mais, acesso aos benefícios desses exercícios.
7 bons motivos para exercitar a vagina e a pelve
1. Melhora da Saúde Urinária: fortalecer o assoalho pélvico pode ajudar a prevenir ou tratar a incontinência urinária, uma condição comum, especialmente após o parto ou durante a menopausa.
2. Saúde Sexual: músculos pélvicos fortes podem aumentar a sensibilidade durante o sexo, melhorando a satisfação sexual. Além disso, podem ajudar a controlar a intensidade e a duração dos orgasmos.
3. Recuperação e Fortalecimento Pós-Parto: após o parto, os exercícios pélvicos ajudam a recuperar a força e a elasticidade dos músculos, reduzindo o risco de prolapso uterino e outros problemas relacionados.
4. Suporte para Órgãos Pélvicos: um assoalho pélvico forte oferece melhor suporte para os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o intestino, prevenindo o prolapso desses órgãos.
5. Melhoria da Postura e Alívio de Dores: esses músculos também desempenham um papel importante na sustentação da postura correta e podem ajudar a aliviar dores nas costas e pelve.
6. Benefícios Psicológicos: o fortalecimento dessa área também pode aumentar a autoestima e a confiança, especialmente em relação à saúde sexual e ao controle do próprio corpo.
7. Prevenção de Problemas Futuros: manter esses músculos fortes é uma forma de prevenir problemas que podem surgir com o envelhecimento, como incontinência e prolapso.
Os exercícios para a vagina e o assoalho pélvico são essenciais para a saúde integral da mulher, impactando positivamente sua qualidade de vida.
O Ovo de Yoni
O ovo de yoni é um objeto usado para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar a saúde sexual feminina. Tradicionalmente feito de pedras semipreciosas ou cristais, como quartzo rosa ou jade.
Ele é inserido na vagina para realizar exercícios de Kegel e outras práticas de fortalecimento.
Os ovos de yoni também é encontrado em diferentes tamanhos. Geralmente, iniciantes começam com um ovo maior, que é mais fácil de segurar, e gradualmente passam para tamanhos menores à medida que a força muscular aumenta.
Antes de usar, porém, é importante fazer a limpeza, geralmente com água morna e sabão neutro. O ovo é inserido na vagina, com a ponta mais estreita voltada para cima.
Uma vez inserido, são realizados exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. Você pode aprender a utilização do ovo de yoni e e demais exercícios no e-book Yoga de Buceta, do Instituto Tabu Quebrado.
Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel são uma série de movimentos destinados a fortalecer os músculos do assoalho pélvico.
Eles foram desenvolvidos pelo Dr. Arnold Kegel, na década de 1940, como um método para controlar a incontinência urinária. Desde então, esses exercícios têm sido amplamente recomendados para melhorar a saúde pélvica tanto em homens quanto em mulheres.
Tais exercícios melhoram a incontinência urinária e fecal, fortalecendo os músculos que suportam a bexiga e o intestino.
Também são aliados na saúde sexual. Em mulheres, podem melhorar a sensibilidade e o prazer sexual, enquanto em homens, podem ajudar a controlar a ejaculação precoce e melhorar a ereção.
Além disso, são coadjuvantes na recuperação pós-parto, com a recuperação dos músculos pélvicos após o parto.
O Instituto Tabu Quebrado tem um manual dos 5 Exercícios de Kegel que vão turbinar sua vida sexual que ensina exatamente como fazer.
Para finalizar…
Os exercícios da vagina e do assoalho pélvico são práticas que toda mulher deveria fazer.
Conhecer o seu corpo, o que te faz bem, o que te excita e o que proporciona prazer fazem total diferença para a sua satisfação pessoal, sexual e também para a sua saúde.
O Instituto Tabu Quebrado tem mais de 40 conteúdos sobre educação sexual e temas ligados a ela, para você aproveitar e se deliciar com os resultados.
CLIQUE AQUI e confira todos os materiais disponíveis.